Releases

Começa amanhã o 23º Congresso Brasileiro do Aço

Começa amanhã, às 14h, o maior evento nacional da indústria do aço, o Congresso Brasileiro do Aço - 23ª edição & ExpoAço 2012, realizado pelo Instituto Aço Brasil, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O congresso será realizado de 26 a 28 de junho, com a participação dos principais representantes do setor, governo e fornecedores.

No programa do evento estão confirmadas as apresentações da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do economista e professor de finanças da Booth School of Business, da Universidade de Chicago, Raghuram Rajan.

Sustentabilidade da indústria do aço

Cenários da indústria mundial do aço/ Economia Verde: desafios e oportunidades / Minério de Ferro - perspectivas do mercado e posicionamento do Brasil / Desindustrialização no Brasil: como reverter o processo / Indústria do aço: fatores limitativos à competitividade / Situação da economia mundial e perspectivas são os seis temas que irão compor os painéis do evento.

As discussões em torno da indústria mundial do aço ficarão a cargo do diretor geral da World Steel Association, Edwin Basson, do Presidente da Steel Manufacturers Association, Thomas A. Danjczek, do Presidente da Associação Latinoamericana do Aço (Alacero), Raúl Gutiérrez Muguerza e do Sócio da McKinsey & Co Shanghai, A. Sun. As perspectivas do mercado de minério de ferro e o posicionamento do Brasil colocarão lado a lado o presidente da Vale, Murilo Ferreira, e o diretor comercial da MMX, Chequer Hanna Bou Habib, em encontro que será coordenado pelo presidente da Usiminas, Julián Eguren.

Desindustrialização no Brasil: Como reverter o processo é tema central do encontro entre Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq, Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI, Paulo Pereira da Silva, representante da Força Sindical, Julio Sergio Gomes de Almeida, Diretor-Executivo do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, e Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil. Tema que vem mobilizando diferentes segmentos da indústria e dos trabalhadores, a perda de competitividade da indústria será o tema central do encontro entre Paulo Pedrosa, Presidente Executivo da Abrace, Bernardo Figueiredo, Especialista em logística e Magnus Ribas Apostólico, Diretor de Relações do Trabalho FEBRABAN.

Para falar sobre sustentabilidade e economia verde, estarão reunidos a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o economista Andre Lara Resende e o ex-ministro da Fazenda Antônio Delfim Neto. A Situação da economia mundial e perspectivas será debatida por Armando Monteiro, Senador da República, membro da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e ex-presidente da CNI, Josué Christiano Gomes da Silva, Coordenador Geral da Ação Empresarial e Octavio de Barros, Economista Chefe do Bradesco. O conferencista deste painel será Raghuram Rajan, Professor da Universidade de Chicago e ex-economista chefe do FMI.

ExpoAço 2012 e Vila do Aço

Feira de negócios que acontece paralelamente ao 23º Congresso Brasileiro do Aço, a ExpoAço 2012 reunirá empresas da indústria do aço, mineradoras, fornecedoras de equipamentos, serviços e inovações tecnológicas numa área de cerca de 3.700 m². Na última edição, cerca de 3.500 pessoas circularam pelos estandes.

Os congressistas e visitantes poderão conhecer também a Vila do Aço, minicidade apresentada pelo Instituto Aço Brasil em um espaço adicional de cerca de 1.400 m². Desta vez, poderão visualizar o andamento da aplicação do aço nas obras dos estádios brasileiros para a Copa de 2014 e conhecer estruturas de aço e de concreto em hotéis, estações, pontes, passarelas e infraestrutura, além das aplicações do light steel framing, construção seca e leve. Na “Escola da Vila” os visitantes poderão conhecer a importância estratégica do aço para a economia brasileira. Será demonstrado, com o uso de réplicas em tamanho real, como o aço transforma cidades e colabora com a melhoria dos espaços urbanos e rurais. Demonstrações de alternativas para coberturas e fachadas, assim como no mobiliário urbano, também serão apresentadas.

A Vila já foi montada nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e também em São Paulo. A última edição foi na Construction Expo 2011. Até hoje, mais de 31 mil pessoas já conheceram a minicidade, que será exibida em 2012 pela oitava vez.

23ª edição do Congresso Brasileiro do Aço & ExpoAço 2012
Organização: Instituto Aço Brasil
Data: 26 a 28 de junho de 2012
Local: Transamérica Expo Center, SP
Site: www.acobrasil.org.br/congresso2012

Mais informações:

Trevo
Sylvia Lima
sylvia.lima@trevocomunicativa.com.br
(21) 2544-6203 / 9959-3929

Instituto Aço Brasil
Carolina Wayand
carolina.wayand@acobrasil.org.br
(21) 3445-6378 / 9378-3883

Rafael Silva
rafael.silva@acobrasil.org.br
(21) 3445-6307 / 8442-5698

 

 

Voltar »

 

 

Em paralelo ao Congresso acontecerá a ExpoAço 2012, feira de negócios com cerca de 3.700 m² de área construída. Empresas siderúrgicas, mineradoras, fornecedoras de equipamentos, serviços e inovações tecnológicas para a cadeia produtiva do aço estarão presentes nesta área. Além dos congressistas, os expositores receberão visitantes, que terão acesso gratuito a feira.