Releases

Autoridades e especialistas internacionais movimentam o 23º Congresso Brasileiro do Aço

De 26 a 28 de junho, autoridades e especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, para o maior evento da indústria do aço no país. O 23º Congresso Brasileiro do Aço trará ao Brasil o economista e professor de finanças na Booth School of Business, da Universidade de Chicago, Raghuram Rajan. Ex-economista-chefe do FMI, Rajan é autor do livro “Fault Lines: How Hidden Fractures Still Threaten the World Economy”, considerado pelo Financial Times o livro do ano de 2010. Conhecido como um dos primeiros economistas a antecipar a crise financeira de 2008, Rajan participará de um amplo debate sobre a situação da economia mundial.

Outras presenças internacionais estão confirmadas no evento, promovido pelo Instituto Aço Brasil. As discussões em torno da indústria mundial do aço ficarão a cargo do diretor geral da World Steel Association, Edwin Basson, do Presidente da Steel Manufacturers Association, Thomas A. Danjczek, e do Presidente da Associação Latinoamericana do Aço (Alacero), Raúl Gutiérrez Muguerza, que antecipou suas perspectivas a respeito do consumo de aço nos países do América Latina para 2012 e 2013. Segundo Gutiérrez, a expectativa é que o consumo do aço cresça 6,3% este ano e que o aumento fique em torno de 6% em 2013. Segundo ele, os números serão impulsionados pelos altos níveis de atividades dos setores usuários do aço e pelos planos de investimento em infra-estrutura e construção na maioria dos países. Gutierrez acrescentou, no entanto, que, no contexto internacional, a indústria deve ser cautelosa, em função dos riscos de um aprofundamento da dívida na Europa e de uma desaceleração maior da China.

As discussões sobre as perspectivas do mercado de minério de ferro e o posicionamento do Brasil colocarão lado a lado o presidente da Vale, Murilo Ferreira , e o diretor comercial da MMX, Chequer Hanna Bou Habib, em encontro que será coordenado pelo presidente da Usiminas/Musa, Julián Eguren. Tema que vem mobilizando diferentes segmentos da indústria e dos trabalhadores, a perda de competitividade da indústria será o tema central do encontro entre Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq , Paulo Pereira da Silva, representante da Força Sindical, Julio Gomes de Almeida, consultor do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, e Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil. Para falar sobre sustentabilidade e economia verde, estarão reunidos a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o economista Andre Lara Resende e o ex-ministro da Fazenda Antônio Delfim Neto. O 23º Congresso Brasileiro do Aço contará com palestra inaugural do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel e será encerrado pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega.

Paralelamente ao Congresso, acontece a ExpoAço 2012. A feira reunirá empresas produtoras de aço, mineradoras, fornecedoras de equipamentos, serviços e inovações tecnológicas para a cadeia produtiva do aço. A Vila do Aço também será uma das grandes atrações do evento, apresentando as aplicações do uso do aço no dia a dia para os visitantes.

Mais informações e inscrições pelo site www.acobrasil.org.br/congresso2012, ou pelo telefone (21) 2524-6917.

23ª edição do Congresso Brasileiro do Aço & ExpoAço 2012
Data: 26 a 28 de junho de 2012
Local: Transamérica Expo Center, São Paulo – SP (Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Pavilhão F e G)
Organização: Instituto Aço Brasil
Site: www.acobrasil.org.br/congresso2012

Mais informações:

Trevo
Sylvia Lima
sylvia.lima@trevocomunicativa.com.br
(21) 2544-6203

Instituto Aço Brasil
Diretoria de Imagem e Comunicação
T.: (55-21) 3445-6378/6307/6300 | F.: (55-21) 2262-2234

 

 

Voltar »

 

 

Em paralelo ao Congresso acontecerá a ExpoAço 2012, feira de negócios com cerca de 3.700 m² de área construída. Empresas siderúrgicas, mineradoras, fornecedoras de equipamentos, serviços e inovações tecnológicas para a cadeia produtiva do aço estarão presentes nesta área. Além dos congressistas, os expositores receberão visitantes, que terão acesso gratuito a feira.